Voltar para notícias 17 jan 2019

Em trincheira de 20 metros, público vê de perto sistema radicular das plantas

Aspectos químicos, físicos e biológicos foram apresentados ao público

Uma das novidades do Showtec 2019 é a instalação de uma trincheira – uma espécie de ‘buraco’ criado no solo – para facilitar a visualização do sistema radicular das culturas. Em palestras realizadas na manhã desta quinta-feira (17), os visitantes da feira puderam compreender a olho nu, de forma mais didática, os aspectos químicos, físicos e biológicos do solo. A feira segue aberta para visitação do público até sexta-feira (18), na sede da Fundação MS, em Maracaju.

A trincheira foi aberta na área onde está situado o Guia prático de altas produtividades da Fundação MS. O pesquisador da instituição, do setor de manejo e fertilidade do solo, Douglas Gitti, explica sobre o histórico do solo onde houve a escavação “Estamos conduzindo essa área com soja há cerca de 5 anos e, na sequência, por volta do mês de abril, plantaremos a aveia. Anteriormente à cultura da soja, havia pastagem degradada, e ela foi cultivada durante aproximadamente 15 anos. Antes disso, havia mata nativa neste terreno”, complementa.

O engenheiro agrônomo e pesquisador Juca Sá pontua sobre os aspectos químicos do solo em questão, falando principalmente sobre as causas da compactação e a conversão do sistema natural para a agricultura. “Para recuperarmos e trabalharmos em um sistema de manejo que propicie a demanda que as plantas precisam, é preciso saber a quantidade mínima de palhada ou aporte de material orgânico necessário para o sistema”, argumenta.

Para produzir grãos, é preciso, primeiramente, remover a vegetação nativa. Assim, três itens básicos são essenciais: água, ar e nutrientes. “E por isso fazemos manejo do solo para proporcionar em quantidades adequadas ar, água e nutrientes para as plantas” destaca o palestrante, que diz, ainda, sobre a questão de nutrientes importantes para o desenvolvimento das raízes.

Já o engenheiro agrônomo e professor na Universidade Estadual de Londrina, Ricardo Ralish, orienta sobre os aspectos físicos do solo. Ele destaca que o aumento da produtividade agrícola no Brasil se deve a tecnologias como genética, defensivos e a mecanização. No entanto, para que funcionem de forma plena, ele cita a relevância do Sistema Plantio Direto.

“O Sistema Plantio Direto é essencial para que todos os outros insumos funcionem. Quem fizer um bom Sistema Plantio Direto vai conseguir explorar todas as outras tecnologias e assim irá conseguir altas produtividades. Por isso, é fundamental o uso da biomassa, cobertura de solo, rotação de culturas. É imprescindível”, afirma.

A bióloga e especialista em biologia do solo, Marie Bartz, esmiuçou o assunto aos participantes. “Toda a diversidade de organismos da macrofauna ainda é pouco considerada pelos agricultores e em geral vista como problema, trazendo malefícios. Porém, quanto maior a diversidade de organismos que forem encontrados, maiores são as interações. Com isso, a teia alimentar se torna bastante diversificada, aumentando a estabilidade do sistema para o equilíbrio de pragas e até doenças”, orienta.

Marie menciona em sua fala que a macrofauna possui dois grupos principais: os transformadores da liteira (minhocas de superfície, milipéias, tatuzinhos-de-jardim, baratas, entre outros) e os engenheiros do ecossistema (cupins, formigas, besouros, corós e minhocas). “O primeiro grupo possui efeito, como o nome diz, na transformação e fragmentação da palhada em resíduos orgânicos da superfície do solo. Os excrementos que estes organismos possuem são extremamente ricos em matéria orgânica e nutrientes, que serão disponibilizados para as plantas e outros organismos”, frisa.

Já os engenheiros do ecossistema afetam a estrutura do solo, ou seja, ao desempenharem suas atividades no campo, constroem galerias, túneis, câmaras e ninhos que afetam as propriedade físicas (porosidade, densidade, infiltração de água, etc) e químicas do solo, mobilizando nutrientes no perfil do terreno. Segundo a bióloga, eles produzem, ainda, os excrementos que também serão sítios de concentração de nutrientes para plantas e outros animais e afetam a estrutura do solo.

“Os efeitos que estes animais trazem podem ser vistos abrindo uma trincheira e verificando a presença das estruturas criadas ou dos próprios organismos”, diz Marie, que durante o Showtec explicou também que há outros grupos importantes dentro dessa temática, como os predadores (aranhas, lacraias, pseudoescorpiões, besouros e algumas formigas), que ajudam a controlar determinadas populações de organismos.

A programação do Showtec 2019 continua nesta quinta (17), com palestras sobre dessecação da soja, aplicação de agroquímicos e proteção de plantas. Às 17h, haverá o Encontro das Mulheres do Agronegócio, com palestra de Ana Lucia Costa Beber, que falará de sua vivência dentro do tema empresa familiar. O cronograma completo de atividades da feira pode ser acessado no endereço eletrônico www.portalshowtec.com.br/programacao.

Sobre o Showtec

O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), contando com patrocínio do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sicredi. O Showtec conta, ainda, com o apoio da Prefeitura Municipal de Maracaju, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Semagro, Fundems, Banco do Brasil, Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp),Embrapa, Safras e Mercado, Rede ILPF, Agrisus, BioSul e Camiseta feita de pet. Como mídia oficial, conta com o Canal do Boi.