Voltar para notícias 14 jan 2019

Estações autoexplicativas mostram potencial produtivo da soja e milho no Showtec

Guia prático para altas produtividades apresenta pesquisas desenvolvidas pela Fundação MS

Para mostrar ao produtor o comportamento das culturas de milho e soja com o uso de determinadas tecnologias, a Fundação MS apresenta durante o Showtec 2019 o “Guia prático para altas produtividades”, com estações tecnológicas autoexplicativas. O objetivo é que os agricultores conheçam alternativas viáveis para a produção, visando melhor eficiência e mais produtividade no campo. A feira será realizada em Maracaju, de 16 a 18 de janeiro.

Ao longo da safra, os pesquisadores da Fundação MS prepararam as estações, para levar orientações sobre o que os produtores devem fazer para buscar um rendimento de grãos mais adequado ou, ainda, obter sucesso em eventual situação de estresse hídrico, por exemplo. Um dos temas abordados será o sistema radicular de culturas em solos com ou sem compactação, para elucidar de forma culturas de cobertura, como milheto e guandu, soja e milho consorciado com braquiária, entre outras, se desenvolvem em um solo compactado ou não.

O público irá verificar demonstrações de plantio feitas em diferentes velocidades, 4km/h, 6km/h, 9km/h e 12km/h, e o mecanismo de distribuição de sementes. Esses fatores, de acordo com as pesquisas, podem influenciar no estabelecimento de plantas na lavoura e, consequentemente, na produtividade dos grãos. “Vamos mostrar as melhores velocidades a serem usadas no momento do plantio de que forma elas contribuem na uniformidade das plantas na área”, destaca o pesquisador de manejo e fertilidade do solo, Douglas Gitti.

Ainda na cultura da soja, será apresentada uma estação para avaliar o tamanho e a qualidade de sementes por meio da comparação entre sementes de alto vigor e baixo vigor. Outra estação irá analisar o comportamento das plantas com o uso de substâncias reguladoras de crescimento. “A ideia é avaliar como a planta se comporta em um ambiente mais competitivo”, pontua o pesquisador de fitotecnia da soja da Fundação MS, André Bezerra.

Haverá uma vitrine para explicar a questão de dessecação pré-colheita, conforme explica o pesquisador de fitossanidade da Fundação MS, José Fernando Grigolli. “Quando a soja vai chegando ao final do ciclo, é muito comum que seja feita aplicação de herbicida para matar a planta e, assim,ficar mais fácil de colher. No entanto, muitos antecipam essa aplicação além do normal. Quando isso é feito muito antes de seu ciclo natural, há perdas de produtividade”.

Por fim, os visitantes terão acesso a dicas relevantes sobre o uso adequado dos fungicidas para o manejo de doenças. De acordo com Grigolli, mais importante que escolher o fungicida, é fazer a aplicação de forma correta, no momento mais propício. “Falaremos também sobre controle biológico, identificação de pragas, liberação de agentes biológicos no campo com drone, e impacto do uso de agentes de controle biológico na agricultura”, finaliza.

Sobre o Showtec

O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), contando com patrocínio do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sicredi. O Showtec conta, ainda, com o apoio da Prefeitura Municipal de Maracaju, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Semagro, Fundems, Banco do Brasil, Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp),Embrapa, Safras e Mercado, Rede ILPF, Agrisus, BioSul e Camiseta feita de pet. Como mídia oficial, conta com o Canal do Boi.