Museu com máquinas agrícolas antigas chama atenção de visitantes em feira

A Associação dos Colecionadores de Máquinas Antigas Agrícolas (ASCOMAR), trouxe novamente para esta edição do Showtec uma exposição de máquinas agrícolas antigas. A atração é uma das mais visitadas da feira, que segue aberta até sexta-feira (18), em Maracaju.

O público pode conferir as máquinas agrícolas de diversos anos, que fazem parte do acervo do museu criado por um grupo de amigos que gostam de colecionar maquinários. A Associação foi fundada há 15 anos, mas só em 2006 as exposições começaram a ser realizadas. No total são mais de 30 maquinários exibidos, sendo a máquina a vapor para serraria a peça mais antiga, fabricada na Alemanha há 117 anos.

Outras raridades estão presentes na feira como o trator a vapor, de 1918, da marca Gronemeyer en Banck, construído na Alemanha. Outro alemão que atrai olhares curiosos é o Unitrak UD 12, de 1954. A coleção traz ainda modelos como o Ford 600, fabricado nos Estados Unidos em 1955, e o Fiat 221 R, de origem italiana, feito em 1962. Há também um modelo brasileiro, o Deutz DM90, construído em 1950, entre outros.

Sobre o Showtec

O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), contando com patrocínio do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sicredi. O Showtec conta, ainda, com o apoio da Prefeitura Municipal de Maracaju, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Semagro, Fundems, Banco do Brasil, Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp),Embrapa, Safras e Mercado, Rede ILPF, Agrisus, BioSul e Camiseta feita de pet. Como mídia oficial, conta com o Canal do Boi.