Voltar para notícias 22 jan 2020

Encontro de jovens discute o futuro do agronegócio por meio da tecnologia

Palestrantes da IBM e Embrapa Gado de Corte compartilham suas perspectivas no Showtec 2020

Os jovens são uma força cada vez maior no agronegócio. Seja por sucessão familiar ou pelo interesse em um segmento tão promissor na economia, profissionais mais jovens têm sido frequentes em todas as frentes do agro. Segundo pesquisa realizada pela ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio) 21% das decisões no campo são tomadas por produtores que têm entre 26 e 35 anos. O número é bastante expressivo se pensarmos que agropecuaristas de 51 a 60 anos respondem por outros 21% e os que têm mais de 60 anos, por 18%.

É pensando nesse público que o Showtec 2020 traz o painel Encontro Jovens da Agropecuária, organizado pela Famasul e idealizado pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) para fomentar a inserção dos jovens no segmento. “O encontro veio da necessidade de dar espaço para uma nova geração de profissionais e estimulá-los a buscarem carreira no setor”, explica Alexandre Junqueira Netto, integrante da Comissão Famasul Jovem, um dos organizadores do encontro.

Nesta edição o tema central escolhido foi “Inovações que moldam o futuro do campo”. Para Alexandre, o assunto é bastante pertinente, uma vez que os jovens podem contribuir muito para o agronegócio, principalmente com energia e curiosidade. “Fica claro que aqueles que mais buscam conhecimento, aproveitam a experiência daqueles que já atuam no setor, se engajam nos movimentos e possuem a iniciativa para liderar ou trabalhar em equipe são os que mais se destacam atualmente. Uma característica importante dos jovens é a capacidade de se beneficiar do coletivo, com a troca de informação, equipes multidisciplinares e engajamento de comunidades”, pontua.

Para o Encontro Jovens da Agropecuária serão promovidas as palestras “Smart Livestock: Ecossistema digital para a pecuária 4.0”, com Camilo Carromeu da Embrapa Gado de Corte e, ainda, “Inteligência artificial no agronegócio: ameaça ou oportunidade?”, com Roberto Celestino da IBM. Ao final, Ana Lina Farias da Comunidade Estadual AgroUP/Senar mediará um debate especial.

Os temas das palestras foram escolhidos com o objetivo de apontar as tendências que vão ditar o setor agropecuário. O Encontro Jovens da Agropecuária: Inovações que moldam o futuro do campo acontece no dia 22 de janeiro a partir das 14 horas, durante a Showtec 2020, em Maracaju. Para conferir mais informações sobre a palestra, além da programação completa, acesse o site https://www.portalshowtec.com.br/.

Sobre o Showtec

O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), contando com patrocínio do Senar/MS, Sistema Fiems/Senai e Sicredi. O Showtec conta, ainda, com o apoio da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Fundems, Prefeitura Municipal de Maracaju, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Semagro, Fundação Agrisus e Sanesul.