Voltar para notícias 15 jan 2019

Horticultura terá espaço no Showtec com mostras de tecnologias para cultivo

Vitrine Hortifrúti estará aberta durante os três dias de evento

A horticultura tem sido estimulada em Mato Grosso do Sul, principalmente para aqueles que já atuam em outras atividades, como forma de diversificar a renda. Com o objetivo de fomentar ainda mais este setor, o Showtec 2019 terá um espaço dedicado aos produtores que queiram conhecer novas tecnologias e ferramentas para a produção de hortaliças, por meio da Vitrine Hortifrúti, coordenada pelo Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). A feira acontece de 16 a 18 de janeiro em Maracaju.

Durante os três dias de evento, o estande estará aberto aos produtores, com apresentações de palestras no período da manhã, sob realização do Departamento de Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS. Empresas do ramo da horticultura irão apresentar produtos e serviços do segmento. Já no segundo dia de exposição, representantes da CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária) vão apresentar o sistema “AGRITRACE Vegetal”, que trata da rastreabilidade de hortaliças e frutas.

Segundo o coordenador do programa, Dorly Pavei, o público poderá ter acesso a novas cultivares de hortaliças, além de verem de perto o potencial de máquinas agrícolas, alternativas de cobertura do solo para plantio direto, adubação, cultivo protegido e irrigação. “Apresentaremos cultivares de quiabo, pimentão, jiló, morango, vagem, tomate, alface, almeirão, cebolinha, salsa e rúcula”, destaca.

Para Pavei, é de fundamental importância levar ao conhecimento dos produtores as novas opções de tecnologias, visando aumento do potencial produtivo no campo e, consequentemente, maior rentabilidade do agricultor. “A apresentação de novas tecnologias e incentivo ao uso permitem que os nossos produtores se profissionalizem e melhorem a qualidade dos produtos e a produtividade”, pontua.

Sobre o Showtec

O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), contando com patrocínio do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sicredi. O Showtec conta, ainda, com o apoio da Prefeitura Municipal de Maracaju, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Semagro, Fundems, Banco do Brasil, Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp),Embrapa, Safras e Mercado, Rede ILPF, Agrisus, BioSul e Camiseta feita de pet. Como mídia oficial, conta com o Canal do Boi.