Voltar para notícias 17 jan 2019

Showtec 2019: Primeira edição do Encontro Jovens da Agropecuária aborda fatos e fakes do empreendedorismo

“Não tenho dúvidas de que a resolução dos problemas atuais está atrelada à dedicação da juventude, por intermédio do compartilhamento e da busca pelo conhecimento”. A afirmação foi feita pelo presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, na abertura do Encontro Jovens da Agropecuária, nessa quarta-feira (16), no primeiro dia de Showtec 2019, em Maracaju.

Como exemplo de liderança rural, Saito citou o secretário de Gestão Estratégica, Eduardo Riedel: “Chegou jovem ao estado e hoje atingiu um patamar e a responsabilidade de, além de partilhar o que aprendeu, pensar em iniciativas e práticas que melhorem a vida da população”.

A maior feira de difusão de tecnologia foi o evento escolhido para abrir a agenda anual do Encontro Jovens da Agropecuária e trouxe como tema ‘Fatos e Fakes do Empreendedorismo’. A iniciativa do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural abordou diferentes temas dentro do universo de mitos e verdades para empreendedores e acadêmicos de Mato Grosso do Sul.

Para a presidente da Comissão Famasul Jovem, Roberta Maia, a proposta dos encontros é aproximar públicos distintos de forma voluntária e promover a troca. “A ideia é que um aprenda com outro. O empreendedor de verdade é aquele que acorda cedo, que quer pagar as contas e melhorar a sua empresa”, explicou.

O presidente do MNP – Movimento Nacional dos Produtores, Rafael Gratão, falou dos cuidados necessários com a dinâmica da internet e dos usuários. “Devemos essa abertura para os jovens ao Sistema Famasul que permite que isso aconteça. Hoje temos muita informação, a velocidade das coisas é muito rápida, e muitas histórias não são verdadeiras. A realidade é diferente, sabemos de empreendedores que estão lidando com os desafios e dificuldades de ter um negócio próprio mesmo depois de anos”.

Fakes e Fatos – Palestras

O modelo de negócio de uma Startup foi a abordagem do palestrante, Renato Borges, presidente da Startup MS. A partir de alguns exemplos de empresas que nasceram pequenas e hoje são referências no mundo inteiro. “É preciso pensar na entrega de produtos de forma rápida, automática, escalável, com eficiência e sustentabilidade. O faturamento deve crescer de forma exponencial, diferente de uma empresa que avança em formato linear”, ressalta.

Em seguida, a palestrante, Paula Carmona, da Agroímpar, comparou o caminho do empreendedorismo ao cultivo do café. “O caminho é árduo e longo do campo até a xícara”.

A programação teve ainda duas outras palestras. O caso de sucesso da BF///MS, apresentado pelos sócios Guilherme Maia e Matheus Palhano e da empresa Panfletarms, com Rafa Brado. Uma mesa redonda com os ministrantes, conduzida por Sarah Barros, encerrou o encontro.

Participaram do encontro o vice-presidente da federação, Luis Alberto Moraes Novaes; o diretor-tesoureiro, Marcelo Bertoni; o diretor-secretário, Frederico Stella; 2ª diretora-tesoureira, Thais Carbonaro Faleiros; Eduardo Riedel; o presidente da Fundação MS, Luciano Mendes e a diretora-técnica do Sistema Famasul, Mariana Urt.

SOBRE O SHOWTEC

O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), contando com patrocínio do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sicredi. O Showtec conta, ainda, com o apoio da Prefeitura Municipal de Maracaju, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Semagro, Fundems, Banco do Brasil, Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp) e Embrapa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul – Ellen Albuquerque